top of page

III Festival de Pássaros e Bichos do Pará inicia nesta quinta (23)

Começa nesta quinta-feira (23) o III Festival de Pássaros e Bichos do Pará. A programação terá quatro dias de apresentações no Teatro da Paz, de quinta a domingo (26) com a participação de 25 grupos de cordões de pássaros juninos do Estado. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O evento tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) e do Ministério da Cultura. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria física do Teatro da Paz ou no endereço eletrônico www.theatrodapaz.com.br



Na quinta e na sexta-feira, a programação acontece no período da noite, das 18h às 20h30, com apresentações de grupos, de porta-pássaros e entrega de troféus. Já no sábado e domingo o festival conta com performances durante o dia inteiro, das 9h às 21h. Confira a programação em anexo.  

O retorno dos grupos de pássaros e bichos folclóricos do Pará ao Festival acontece após 7 anos de pausa, agravada pela pandemia da covid-19. A atividade dos grupos de pássaros juninos reforça a missão de manter viva a tradição folclórica dos brincantes e levar os encantos dos bichos amazônicos para novos públicos, difundir a história dos grupos que estão espalhados pelo Pará.


"Nós estamos radiantes, ansiosos e com grandes expectativas para o festival. Para nós, é uma grande oportunidade e uma enorme satisfação poder levar um pedaço da nossa tradição, dessa manifestação cultural paraense para cada vez mais públicos, para que conheçam mais da nossa arte, do nosso Estado, que se encantem com as histórias dos pássaros e dos bichos da fauna paraense", explica a coordenadora do festival, Laurene Ataíde.


Fotos: Agência Pará


Durante os quatro dias de programação haverá apresentações de grupos de diversos bairros da capital paraense, como o Beija-flor, Curió, Suindara e Borboleta, e também de municípios distantes, como Parauapebas, Canaã dos Carajás e Salinópolis. Entre os grupos há estreantes e veteranos, cordões que já contam com mais de 100 anos de tradição.


Os grupos folclóricos são formados, em sua maioria, por famílias de comunidades carentes e todas as despesas das apresentações, desde a confecção das fantasias, da aquisição de instrumentos musicais, transporte, hospedagem e alimentação são custeadas pelo projeto. Grande parte dos grupos é formada por crianças e adolescentes que encontram na arte um refúgio e uma nova fonte de diversão, criatividade e oportunidades.




Assunto:III Festival de Pássaros e Bichos do Pará


Data: 23 a 26 de maio de 2024


Horário: Abertura (18h) / Sexta (18h às 20h30) / Sábado (9h às 21h) / Domingo (9h às 20h30)


Local: Theatro da Paz

Comments


bottom of page