Nesta sexta e sábado, 29 e 30 de novembro, acontece na cidade de Belém o Encontro da Rede da Ajor (Associação de Jornalismo Digital) na região Norte do Brasil. O evento vai reunir jornalistas, estudantes e lideranças de iniciativas de jornalismo associadas à Ajor para discutir estratégias de sucesso já implementadas por organizações jornalísticas na região, com foco em sustentabilidade financeira e desenvolvimento de audiência, além de fortalecer na região a colaboração entre as profissionais, organizações de jornalismo e também com universidades.
Em 2023, o Atlas da Notícia, estudo anual sobre iniciativas de jornalismo no Brasil, indicou uma redução inédita no número de municípios considerados “desertos de notícias” no Norte do país. Nesse contexto, o jornalismo tem se mostrado essencial para a cobertura de temas críticos na região, como o desmatamento ilegal, conflitos territoriais e fundiários, a crise climática, o garimpo, a urbanização precária, a violência urbana, entre outras pautas.
Para a diretora-executiva da Ajor, Maia Fortes, o encontro é fundamental para contribuir com o fortalecimento do ecossistema jornalístico na região Norte. “A expansão de iniciativas no Norte também se refletiu em um aumento do número de associadas, o que instiga nossa responsabilidade coletiva de pensar soluções para os desafios comuns às organizações jornalísticas da região”, destaca. Apesar do cenário positivo de crescimento, a violência contra jornalistas, a insegurança e as dificuldades de financiamento são obstáculos que colocam em risco a liberdade de imprensa e a segurança dos profissionais do Norte do país.
Especificidades da região
A Ajor vem dedicando um olhar especial ao ecossistema jornalístico da região Norte desde 2023, quando realizou a pesquisa "Panorama do Jornalismo Digital no Matopiba e Amazônia Legal". Segundo o estudo, 64% das novas mídias analisadas foram criadas após 2012, como o Tapajós de Fato (PA), a Gazeta do Cerrado (TO) e o Abaré Jornalismo (AM). A criação de cursos de jornalismo em universidades da região, como a Universidade Federal do Acre (UFAC) em 2011, a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) em 2015 e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) em 2016, também contribuiu para a formação de novos profissionais da área e para o fortalecimento do jornalismo local. Essas iniciativas, em conjunto, criam um ambiente fértil para o desenvolvimento de um ecossistema jornalístico mais diverso e representativo.
A pesquisa apontou ainda que as organizações de jornalismo do Norte também podem abordar os desafios da região sob novas perspectivas, o que confere um grande potencial para o jornalismo local. Para isso, no entanto, é fundamental o desenvolvimento de estratégias para garantir a sustentabilidade financeira, a qualificação profissional, a segurança dos jornalistas e a construção de um relacionamento mais profundo com a audiência – temas que serão abordados no encontro deste final de semana. Estarão presentes profissionais de jornalismo dos estados do Amazonas, Acre, Tocantins e Pará.
Serviço
Encontro da Rede da Ajor na Região Norte
Datas: 29 e 30 de novembro
Público: Jornalistas, professores, estudantes e organizações de jornalismo
Local das atividades (para pessoas já inscritas): Elephant Hub Coworking (Av. Governador José Malcher, 153, Nazaré, Belém-PA)
Informações para a imprensa: (21) 99810 0936 – Verônica Lima
Comments