top of page

Artista visual paraense realiza exposição sobre urbanidades e misticismo

O artista visual Germano Barata inaugurou a sua primeira exposição, intitulada “Liberdade às Cores”, no último dia 17 de agosto, no ateliê de artes Porta Azul, localizado na Rua João Diogo, nº 516, no bairro da Campina.

A exposição conta com 20 obras autorais do artista, produzidas em caneta acrílica sobre papelão, que misturam elementos místicos e fantasiosos como urbano e suburbano das grandes cidades, para trazer à tona coisas que as pessoas deixam de perceber em meio à rotina atribulada no cotidiano. “São essas cores, essa magia que existe em cada rua, esquina, bar, apartamento, casa, praça. Todos eles possuem histórias para serem contadas”, destaca Germano.



O artista confeccionou as primeiras obras, que resultaram na exposição, no ano de 2023, sem intenção de realizar um evento de grande porte. “Com o tempo, foi surgindo a ideia inicial de uma exposição, com o acréscimo de outras obras para complementar as que já haviam sido confeccionadas inicialmente”, complementa. Ao perceber que as duas primeiras obras conversavam entre si e eram diferentes das confeccionadas posteriormente, Germano começou a trabalhar com ajuda da artista paraense Wlad Lima, no espaço “Clínicas do Sensível”, na perspectiva de delinear seus traços poéticos no campo das estéticas contemporâneas da urbanidade - o grafitti-arte, o HQ e o muralismo urbano.



Para Lima, os desenhos de Germano são um convite a um mergulho em uma Belém que se risca nas fronteiras do imaginário e da cotidianidade e que torna seus habitantes um povo supra real. “Gente cabocla virada nos ‘bichos’ que fazem o mundo tremer em uma imersão de cores”, diz Wlad.

“Liberdade às Cores” é uma exposição que foi pensada e realizada de forma totalmente independente. Sem recursos resultantes de prêmios de editais de incentivo à cultura, é a estreia de Germano, que também é grafiteiro, tatuador e aluno do curso de Artes Visuais na Universidade Federal do Pará, na exposição de seus trabalhos enquanto artista visual.



SERVIÇO:

Exposição Liberdade às Cores

Local: Porta Azul (Rua João Diogo, nº 516)

Data de abertura: 17/08/24 (Sábado) às 16h (duração de 2 meses)


FICHA TÉCNICA:

Artista: GGCC (Germano Barata)

Curadoria: Alexandre Romariz e Clínica do Sensível

Montagem: Germano Barata

Comentarios


bottom of page